Demorei a atualizar o site, mas vamos aos comentários de hoje.
Sobre a situação na Líbia, agora foi!
Como já havia comentado, os aliados ocidentais, sobretudo o Sarkozy, não tinham alternativa a não ser intervir.
No caso particular de Sarkô, o único desdobramento possível é a queda de Kadafi. Se o Cauby de Trípoli permanecer no poder, o marido da Carla Bruni estará em péssimos lençóis em casa e desacreditado perante seus pares. Então, não tem jeito: ataque às forças de Kadafi e apoio ao Levante, essa é a única saída aos franceses.
O problema nisso tudo é que a guerra, qualquer que seja ela, tem a característica essencial da imprevisibilidade. Sobre a guerra, os antigos já ensinavam que “você sabe quando ela começa, mas não quando nem como terminará…”.
Há sempre o risco da Líbia virar um novo Iraque, ou um Iraque francês… E olha que os franceses têm um vasto histórico de derrotas no último século… Il faut rappeler Dîen Bien Phu!
Não acredito em intervenção por terra com tropas estadunidenses, ao menos não por enquanto. Obama não me parece que vai querer se arriscar em um novo Iraque.
Kadafi também só tem uma alternativa: permanecer no poder.
Bom lembrar também que russos e chineses, que se abstiveram no Conselho de Segurança, estão de olho nisso tudo…
Continuamos acompanhando os acontecimentos…

Matéria do G1: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/03/primeiros-ataques-aliados-atingiram-22-alvos-na-libia-dizem-eua.html Continuar lendo →