Valores que defendo

AA5LIBERDADE – Acredito em uma sociedade em que a liberdade seja um valor primordial, em que cada pessoa possa expressar suas crenças, convicções e conduzir sua vida privada como bem entender, desde isso não afete a liberdade do outro.

INTIMIDADE – Vejo a proteção à intimidade é um direito fundamental do ser humano. O Estado não pode violar essa intimidade sob argumentos efêmeros.

VIDA PRIVADA – Também acredito que não compete ao Estado interferir na vida privada dos cidadãos. Em democracias, é vedado ao Poder Público determinar o que cada indivíduo deve fazer, ou como deve trabalhar, estudar, viver, amar, sonhar, aspirar, desejar ou orar. O que adultos fazem consensualmente em ambiente privado não deve interessar ao Estado.

ÀA4DIVERSIDADE – A aceitação da diversidade e da individualidade (uma das grandes conquistas da democracia) deve ser vista como basilar para a relação do Estado com a sociedade, pois o Estado é uma das expressões da sociedade.

O ESTADO A SERVIÇO DA SOCIEDADE – Quando o Estado assume o papel de organizar a sociedade, no lugar desta assumir a organização do Estado, tem-se, na realidade, uma ditadura. É inadmissível qualquer forma de interferência do Estado nas escolhas e decisões pessoais.

LIBERDADE RELIGIOSA – Acredito que a liberdade religiosa é basilar em uma democracia. No Brasil, temos uma bela tradição de convivência pacífica entre distintas crenças e religiões e mesmo de sincretismo religioso. Esse é um traço marcante de nossa sociedade. O Estado brasileiro é laico, deve aceitar e proteger a diversidade de cultos e não pode promover uma crença religiosa em detrimento de outra.

AA2LIVRE PENSAMENTO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO – Defendo o livre pensamento como um dos fundamentos do regime democrático. Na democracia, é direito do cidadão expressar suas ideias e convicções e obrigação do Estado garantir que todos possam fazê-lo de forma pacífica e sem qualquer tipo de freio ideológico. O ser humano deve ser livre para pensar como bem entender e lhe deve ser garantido o direito de professar seu pensamento sem qualquer interferência estatal nesta liberdade.

TOLERÂNCIA – Também entendo como essencial a aceitação da diversidade e o respeito à individualidade do outro. Inaceitável, no Estado democrático, qualquer forma de discriminação, seja por gênero, orientação sexual, cor da pele, origem social ou fé. Se há algo que não pode ser tolerado na democracia brasileira é a intolerância.

Quer nos conhecer um pouco mais? Acesse Quem sou eu.

AA6

Anúncios

1 opinião sobre “Valores que defendo”

  1. José de Assis Castro Bina disse:

    Joanisval também é cultura, “Os frumentários (em latim: frumentarii) teriam sido a primeira polícia secreta e política organizada da História, tendo existido no Império Romano do século III, sob a iniciativa do Imperador Adriano, que dava o nome de Martire aos seus integrantes, em homenagem ao deus Marte. Roma usava de longa data informantes e espiões nos exércitos de ocupação e legiões romanas, mas nunca em uma forma organizada, mesmo na cidade de Roma, com seus sussurros e infindáveis conspirações. Tito utilizou os mensageiros especiais e assassinos da guarda pretoriana para levar a cabo execuções e liquidações (os Speculatores), contudo, eles pertenciam à Guarda e foram limitados em alcance e potência.” Wikipedia. Joanisval concordo em parte com você, uma vez que a liberdade é um direito do cidadão, mas em um país onde estes não a confundam com libertinagem, o lar também concordo que é inviolável, mas dentro dos paramentos que a lei estabelece, mas de uma lei que emane de uma justiça realmente sega, e leis que não deixe dualidade de interpretação, sejam claras em sua interpretação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s