Tags

, , , , , , ,

reginaldo 1Muito bem! Meus oito leitores sabem que a temática em Frumentarius costuma ser sobre Política Externa, Relações Internacionais, Defesa e Segurança, Inteligência… Entretanto, lembro que este é um espaço para compartilhar (com aqueles que tenham paciência, coração puro e mente aberta para nos ler) reflexões sobre “um pouco de tudo”.  Assim, gostaria de prestar minha sincera homenagem a um grande brasileiro que há pouco passou pela transição: o cantor e compositor Reginaldo Rossi.

Não preciso de muitas palavras para me referir a Reginaldo. Afinal, nas últimas décadas, ele e suas músicas tornaram-se conhecidos de todos os brasileiros! Ricos ou pobres, intelectuais ou iletrados, homens e mulheres das mais distintas origens e classes sociais, todos ouviam e cantavam suas músicas (ainda que alguns mequetrefes não o quisessem admitir)! Quem nunca entoou, de forma mais ou menos afinada, “garçom, eu aqui, nessa mesa de bar…!” (tenho certeza que você leu essas últimas palavras no tom da música)?!?!?! Quem nunca curtiu momentos mais ou menos agradáveis, sozinho ou acompanhado dos amigos ou de amores, as canções de Reginaldo Rossi?!? Quem nunca riu com as letras que diziam aquilo que todos queriam dizer?!?!

Reginaldo-Rossi_ACRIMA20131220_0010_15Sim, esse homem fez história e marcou, definitivamente, a cultura brasileira. Chamado, e se reconhecendo, “brega”, conseguia exprimir com maestria os sentimentos da pessoa comum, dos apaixonados, e daqueles que sofriam por um amor não correspondido, pelo fim de uma relação, ou por um coração partido! Compositor genial e intérprete singular, o cantor recifense que estudara engenharia alcançava a alma de todo um povo com suas letras profundas, mas claras aos corações mais simples! Nesse sentido, era ele mesmo quem afirmava que cantava para o povo, nas palavras que o povo compreenderia!

Nunca haverá outro Reginaldo Rossi, isso é fato. Morre o homem, mas seu legado permanece. Muitas gerações ainda ouvirão, cantarão e se emocionarão com as músicas daquele que ficará eternizado como “o Rei do Brega”!

Descanse em paz, Reginaldo!

Para um link com um show completo de Reginaldo Rossi, clique aqui.

Reginaldo_Rossi_mandamentos_hall

Anúncios