Sinceramente, tenho minhas dúvidas se um único sujeito poderia causar um estrago tão grande, atuando em dois pontos distintos e distantes. De toda maneira, se foi realmente um extremista de direita, cabe o aprendizado de que a ameaça pode estar onde menos se espera. Lembro que terrorismo não tem rosto. Muitas vezes, enquanto se procura embaixo de um turbante ou atrás de um véu, a face do terror pode estar naquele branco caucasiano cristão insuspeito…
Mais algumas fotos minhas tiradas hoje (como a primeira deste post) e a matéria sobre o suspeito de perpetrar os atentados…
Folha.com 23/07/2011 – 04h38
Polícia identifica suposto autor de ataques na Noruega como “islamofóbico”
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
A polícia da Noruega identificou como um norueguês “fundamentalista cristão”, com “opiniões hostis ao islã”, o suposto autor do duplo atentado cometido nesta sexta-feira em Oslo e em uma ilha vizinha à capital, que causou pelo menos 91 mortes, segundo novo balanço da polícia.
O suspeito, detido após o massacre na ilha e identificado pela imprensa local como Anders Behring Breivik, de 32 anos, agiu sozinho, segundo as investigações policiais em curso.
Reprodução Facebook | ||
![]() |
||
Reprodução da foto do suposto atirador de ataque na Noruega em sua página no Facebook |
Em uma busca em seu domicílio após os ataques, a polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã, segundo declarações policiais à cadeia pública NRK.
Testemunhas relataram ao mesmo meio que o agressor entrou no acampamento juvenil social-democrata com uniforme da polícia e se identificou como tal para ter acesso ao local.
Durante a madrugada, a polícia apresentou o cálculo de 84 vítimas na ilha de Utoya, onde centenas de jovens de entre 14 e 17 anos participavam de um acampamento da juventude social-democrata, o partido do primeiro-ministro Jens Stoltenberg. Mais de 20 estão internadas, a maioria em estado grave.
O ataque na ilha ocorreu por volta das 10h30 de Brasília, duas horas depois do atentado a bomba no complexo governamental de Oslo, que deixou sete mortos e 15 feridos.
A explosão estourou vidraças no edifício de 17 andares onde fica o escritório do primeiro-ministro e também do Ministério do Petróleo, que está em chamas.
O prédio do tabloide “VG” e outras publicações norueguesas, que fica próximo, também foi danificado.
“Vi que as janelas do edifício do “VG” e da sede do governo estouraram. Há pessoas ensanguentadas nas ruas”, disse um jornalista da rádio estatal NRK, que está no local.
“Há vidro por toda a parte. É o caos total. As janelas de todos os edifícios dos arredores voaram pelos ares”, afirmou o jornalista da NRK Ingunn Andersen, que a princípio pensou que o estrondo fosse um terremoto.
As imagens divulgadas pelos jornais noruegueses mostram os destroços acumulados em frente ao edifício da “VG”. Já as cenas filmadas por noruegueses nos momentos após a explosão mostram grande correria e pânico nas ruas.
Berit Roald/Associated Press |