181 anos do Hino Nacional

Claro que eu tenho que registrar que na data de hoje se comemora a primeira execução do Hino Nacional Brasileiro! Qual a importância disso? Bom, primeiro que, na minha opinião, é uma peça belíssima (comparável aos hinos alemão, francês, da União Européia e, claro, nosso espetacular Hino da Independência)! E depois porque é um dos legados do glorioso Império do Brasil! Isso mesmo! Apesar da letra ter passado por algumas versões, sendo a última a de Joaquim Osório Duque Estrada, escrita em 1909 e adotada oficialmente em 1922 (centenário da independência, diga-se de passagem), a música (composição) de Francisco Manuel da Silva é de 1822!

Diz a lenda que, quando os golpistas da república fizeram o concurso para escolher o novo hino que desbancaria o imperial e levaram o resultado para Deodoro da Fonseca, o generalíssimo-presidente deu seu veredicto: “prefiro o antigo…”! E aí tiveram que fazer da peça vitoriosa o tal do “hino da proclamação da república”…

D’us abençoe o Império do Brasil! Pela restauração!

2 respostas em “181 anos do Hino Nacional

  1. OIá,

    Sou estuante de relações internacionais e meu trabalho de conclusão de curso é sobre os reflexos / importancia do legado imperial para a conjuntura diplomatica do brasil comteporâneo. Vocês teriam material para me auxiliar?

    Obrigada! estou adorando o blog
    gessicaserafim@hotmail.com

    Géssica

    • Olá, Jéssica!
      Veja se você encontra algo de Oliveira Lima! Uma obra importante também é A Política Exterior do Império, de Pandiá Calógeras. Confira, ainda, a História da Política Exterior do Brasil, de Amado Luiz Cervo, e os trabalhos de José Murilo de Carvalho.
      Espero que tenha ajudado!
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s