No último dia 30, Mikhail Gorbachev completou 80 anos. Sem a menor sombra de dúvida, o senhor Gorbachev foi um dos grandes líderes e uma das personalidades mais importantes do século XX (e olha que o século foi pródigo em figuras importantes!).
Graças a Gorbachev e a suas reformas, a cortina de ferro caiu, chegaram a termo sete décadas de autoritarismo soviético na Rússia, e os regimes do bloco socialista colapsaram.
Gorbachev é um homem que muito admiro, pela coragem que teve de promover mudanças pela democracia às custas de sua própria permanência no poder. A História ainda terá que ser mais justa para com ele!
Nesses oitenta anos de vida, só posso dizer “Pazdravlenie, Gapadin Gorbachev!”
Londres homenageia os 80 anos de Mikhail Gorbachev
Ocidente reconhece importância do “arquiteto da Perestroika e da Glasnost”
31/03/2011 16h10 http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2011/03/31/londres-homenageia-os-80-anos-de-mikhail-gorbachev/O ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev comemorou seus 80 anos de vida na noite de quarta-feira, 30, num concerto de gala beneficente realizado em sua honra na capital britânica. Falando na abertura da festa no palco do majestoso Royal Albert Hall, Gorbachev expressou a esperança de que, apesar da controvérsia que cerca o seu período como último presidente soviético, tenha conseguido “ensinar às pessoas os ideais da liberdade”.
“Depois de todos aqueles anos, eu me considero um homem feliz”, disse o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1990 a um público eclético de políticos, músicos e artistas reunidos para o concerto.

O ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Mikhail Gorbachev (no centro do palco) é homenageado por seus 80 anos, em festa de gala no Royal Albert Hall, de Londres
Gorbachev, chamado “arquiteto da Perestroika e da Glasnost”, ainda é saudado por ter levado a liberdade e a democracia para seu país. Por isso, muitos e variados eventos têm sido realizados em sua homenagem desde o dia 2 de março, quando completou oito décadas. Mas a festa desta quarta-feira no Royal Albert Hall, em Londres, é a de maior significado, por ser numa das grandes capitais do Ocidente, onde o estadista é visto como um símbolo da liberalização da vida russa e do fim da Guerra Fria.
O concerto de gala incluiu apresentações de grandes estrelas como a banda Scorpions, Brian Ferry, a mezzo-soprano galesa Katherine Jenkins, a belga Lara Fabian, o barítono russo Dmitry Khvorostovsky e a ex-Spice Girl Melanie C. Os astros hollywoodianos Sharon Stone e Kevin Spacey foram os apresentadores do evento.
Ainda por motivo das comemorações do seu 80.º aniversário, Gorbachev concedeu pela primeira vez um prêmio com seu nome. Na categoria Perestroika (Reconstrução), foram agraciados o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que não pôde ir à festa devido ao falecimento de seu antigo vice-presidente, José Alencar) e mais o cientista britânico Tim Berners-Lee, considerado o precursor da internet, e o empresário americano Martin Cooper, criador do telefone celular.
Na categoria Glasnost (Abertura), Bono Vox, Steven Spielberg e o fundador do canal de notícias CNN, o americano Ted Turner, foram os três laureados. E na categoria Uskorenie (Aceleração) o Prêmio Gorbachev foi para o cientista e empresário americano de origem russa Sergey Brin, um dos fundadores da gigante Google, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas e o engenheiro queniano Evans Wadongo, criador de lâmpadas solares para uso das populações carentes.