Pois é… Pelo visto, parece que as forças leais ao Muamar estão virando o jogo e vencendo os rebeldes… Isso acontecendo será tremendamente danoso para o Levante.
As lideranças rebeldes serão eliminadas. E o regime deve endurecer mais ainda. Kadafi não parece que será condescendente para com seus adversários na Líbia. E as populações das áreas que se rebelaram também pagarão…
Imagino como ficará a Líbia no cenário internacional. O país, que havia passado por uma distensão com as potências ocidentais, certamente terá a uma relação mais difícil com o restante do mundo (inclusive com os países árabes) depois que acabar a guerra civil, e muitos defenderão o isolamento da Líbia.
Não será fácil a Kadafi manter-se no poder. De fato, a única forma de o cross-dressing de Trípoli governar a Líbia a partir de agora será endurecendo ainda mais o regime, aniquilando completamente a oposição e arranjando um inimigo externo para responsabilizar por todos os males que afligem seu povo. Continuamos acompanhando essa história…
|
16/03/2011 – 19h39
Exército líbio dá ultimato para rebeldes deixarem BenghaziDA REUTERS, EM TRÍPOLI O Exército líbio deu um ultimato na quarta-feira para os moradores de Benghazi, tomada pelos opositores, alertando-os a deixar os locais controlados por rebeldes e os depósitos de armas até às 19h (horário de Brasília), informou a televisão do país. Um texto transmitido pela rede de TV Al Libya disse aos moradores da cidade, no leste do país, que o Exército estava se aproximando para “apoiá-los e libertar a cidade das gangues armadas”. “Pedimos que vocês deixem até meia-noite (horário local) as áreas onde homens armados e depósitos de armas estão localizados.” A imprensa local informou na terça-feira que os apoiadores do ditador Muammar Gaddafi fizeram ataques na cidade, o que os jornalistas internacionais não puderam confirmar. Não estava claro se esse alerta seria seguido de alguma ação. |