Kadafi vencendo o Levante…

Pois é… Pelo visto, parece que as forças leais ao Muamar estão virando o jogo e vencendo os rebeldes… Isso acontecendo será tremendamente danoso para o Levante.

As lideranças rebeldes serão eliminadas. E o regime deve endurecer mais ainda. Kadafi não parece que será condescendente para com seus adversários na Líbia. E as populações das áreas que se rebelaram também pagarão…

Imagino como ficará a Líbia no cenário internacional. O país, que havia passado por uma distensão com as potências ocidentais, certamente terá a uma relação mais difícil com o restante do mundo (inclusive com os países árabes) depois que acabar a guerra civil, e muitos defenderão o isolamento da Líbia.

Não será fácil a Kadafi manter-se no poder. De fato, a única forma de o cross-dressing de Trípoli governar a Líbia a partir de agora será endurecendo ainda mais o regime, aniquilando completamente a oposição e arranjando um inimigo externo para responsabilizar por todos os males que afligem seu povo. Continuamos acompanhando essa história…

Folha.com


 

16/03/2011 – 19h39

Exército líbio dá ultimato para rebeldes deixarem Benghazi

DA REUTERS, EM TRÍPOLI

O Exército líbio deu um ultimato na quarta-feira para os moradores de Benghazi, tomada pelos opositores, alertando-os a deixar os locais controlados por rebeldes e os depósitos de armas até às 19h (horário de Brasília), informou a televisão do país.

Um texto transmitido pela rede de TV Al Libya disse aos moradores da cidade, no leste do país, que o Exército estava se aproximando para “apoiá-los e libertar a cidade das gangues armadas”.

“Pedimos que vocês deixem até meia-noite (horário local) as áreas onde homens armados e depósitos de armas estão localizados.”

A imprensa local informou na terça-feira que os apoiadores do ditador Muammar Gaddafi fizeram ataques na cidade, o que os jornalistas internacionais não puderam confirmar. Não estava claro se esse alerta seria seguido de alguma ação.