Tags

, , , , , , , , , , , ,

191304main_sputnik-browseNão, não é o que você está pensando, meu caro leitor! Não lançaram um novo satélite russo! Mas o que foi para o ar em novembro de 2014, tão bombástica quanto o Sputnik original, é a nova agência de notícias sovié…digo, russa! Achei a escolha do nome brilhante: Sputnik (o mesmo do primeiro satélite colocado em órbita pelos soviéticos durante a Guerra Fria)!

A Sputnik substitui a Ria Novosti (sentirei falta da Ria Novosti, que tanta participação teve aqui em Frumentarius!) e a Voz da Rússia (um clássico!) como nova agência de notícias (semioficial) a serviço do Kremlin (qual problema? Os britânicos têm a BBC! E nós a  – credo! – Agência Brasil!). É um canal interessante para conhecer a opinião do lado de lá e a maneira como os sovié…digo, russos, vêem o mundo.

NYT-10.5.57.hlargeA Rádio Sputnik é também muito interessante! Segundo eles, opera em 30 línguas e tem mais de 800 horas diárias de programação, cobrindo 130 cidades e 34 países – vou procurar o meu velho radinho de pilha para ver se consigo captá-la (quando era moleque, às vezes conseguia sintonizar A Voz da Rússia – acho que em AM – e achava o máximo!). Claro que também está disponível pela internet (o que não tem o mesmo charme, convenhamos!).

Se o conteúdo da Sputnik é confiável? Posso dizer que é divertido, e completamente fora do mainstream da mídia internacional. Estou gostando muito das matérias sobre os adversários ocidentais da Rússia e a guerra na Ucrânia. Os colunistas também são bons!

Como já fazia com a Voz da Rússia e a Ria Novosti, publicarei aqui matérias da Sputnik. Ao menos teremos uma perspectiva peculiar de um pouco de tudo…

Sputnik

Sputnik

Anúncios