Bandidos de spray e a imagem da nossa cidade

20140501_120438Passeando hoje pela minha cidade me dei conta do quanto Brasília tem sido vítima de um tipo de criminoso da pior espécie, bandidos ordinários, delinquentes que merecem punição exemplar: os pichadores. Não me refiro a grafiteiros, que fazem arte e embelezam a cidade; trato aqui de pichadores. Por onde a gente anda em Brasília encontra um cenário deprimente de muros, paredes, portões pichados com rabiscos feitos por esses vândalos!

Seguia pela W3 Sul e fiquei realmente enfurecido! Para onde olhava, havia pichação. Isso é revoltante! A pessoa tem seu imóvel, seu muro, sua casa, cuida dele. Aí vem um cretino e picha… pelo simples prazer de depredar, de destruir, de estragar o patrimônio alheio. Deve se sentir muito poderoso fazendo aquilo! Fraco, covarde, bandido.

20140501_120548Espaços públicos também não escapam da maldade desses cretinos: você já reparou que não há uma parada de ônibus na W3 que não esteja pichada? E o cenário se repete em outros lugares da capital federal, um cenário de violência…

Não aceito explicação sociológica para a conduta desses delinquentes. Não me venham dizer que são jovens inconsequentes que precisam de orientação, de educação. São bandidos, vândalos que precisam ser duramente reprimidos e punidos. E para esses criminosos a punição mais rigorosa, a tolerância zero, deve ser aplicada!

Sim, pichadores, como os que estão estragando Brasília, são bandidos. Bandidos de spray. Se não forem contidos, logo o spray passa para a arma, para o papelote e a vítima deixa de ser um muro e passa a ser uma pessoa.

20140501_120430Pichadores são bandidos. Quando cometem o crime, não o fazem só contra o patrimônio do cidadão de bem que é alvo do vandalismo. Cometem um crime contra a sociedade como um todo, contra a civilidade e contra a imagem da nossa cidade. É triste ver que estamos em uma Brasília toda pichada, violentada. E é essa Brasília pichada que o mundo vai ver, por exemplo, quando acontecer a Copa do Mundo. É essa Brasília pichada que fica como imagem e recordação para quem vem conhecer a capital do Brasil. Talvez essa triste imagem da nossa cidade revele o quando o Brasil está pichado, descuidado, desamparado. Pense nisso!

20140501_120556

20140501_120013

2 respostas em “Bandidos de spray e a imagem da nossa cidade

  1. Realmente triste e revoltando, sempre presenciei esse descaso das autoridades e da falta de punição desses marginais. Outra coisa que me incomoda são essas propagandas, por meio de panfletos que são fixados em muros e paradas de ônibus, que não são punidos por sujar a cidade.

  2. Recordo-me de um evento, acho que foi em Hong Kong, em que um cidadão estadunidense teria pichado alguns (creio que três) veículos por lá. Preso, foi condenado a receber 50 vergastadas em suas partes pudendas, em praça pública – e o carrasco tinha um bíceps medonho. Foi necessária a interferência do Presidente dos EUA, nada menos, para que a pena fosse COMUTADA (note-se) para somente três chibatadas. Não me lembro se a pena foi executada, mas tenho a impressão de que sim.

Os comentários estão desativados.