Tags

, , , , , , , ,

Brasilia_2014aHoje é 21 de abril. Minha cidade faz aniversário. Ela surgiu em 1960, no meio do Planalto Central como um sonho de esperança de um Brasil novo, grande e moderno! Milhares de pessoas vieram para esta terra vermelha e seca para construir um sonho. E hoje, 54 anos depois, ele é realidade!

Hoje é aniversário da minha cidade! A cidade para onde meus pais vieram, como tantos outros nordestinos, e aqui se estabeleceram, se encontraram e constituíram família. É aqui onde eu nasci, onde meus filhos nasceram. Cinquentona linda, simpática e charmosa!

superquadrasSim! Brasília tem coisas que só quem é de Brasília (por nascimento ou opção) conhece: curvas e retas que são um charme só, endereços com siglas (SQN, SQS, SHIS, SIA, SAIS) e números (309, 406, 115, 213), e que apenas para nós são tão comuns; o Eixão, os eixinhos, L2, W3; a ausência de esquinas, a organização em setores (de Diversão Sul, de Diversão Norte, Hoteleiro Sul, Hospitalar Norte, Policial Sul); as Superquadras, os blocos e os pilotis (quem de Brasília nunca marchou encontro “embaixo do bloco”?)…

BRASILIA/50 ANOS/VOOMas Brasília não é só arquitetura e urbanismo! Brasília é natureza, é árvore e verde em toda parte (exceto na seca, porque na seca as cores ficam diferentes, mas as árvores continuam lindas!); é o lago que nos acalenta e nos permite viver no deserto (sim, pois somos filhos do deserto!); e é o céu, o céu mais lindo que alguém já pôde ver, o céu multicolorido que, a toda hora, nos mostra como o Criador foi generoso com nossa cidade!

E Brasília é também única por sua gente! Capital dos brasileiros, aqui se encontram os brasileiros das mais diferentes origens, dos pontos mais distantes do País… diferentes feições, diferentes sotaques! Com isso, Brasília acaba desenvolvendo sua cultura própria, uma mistura das várias culturas que enriquecem o Brasil! Quantas vezes já não ouvimos que foi aqui que uma pessoa do Sul pela primeira vez passou a conviver com alguém do Norte e do Nordeste!?! É ainda a cidade da juventude, a cidade do rock, de Legião, dos Paralamas e do Capital Inicial. É essa gente maravilhosa que faz de Brasília uma cidade única, de muitos rostos e sotaques, com muitas cores e muitos tons, um retrato colorido de todos os brasileiros!

candangos

Por todas essas razões é que amo minha cidade! Impossível não ser completamente apaixonado por Brasília! E assim, neste aniversário, declaro  meu amor incondicional pela capital do Brasil. Brasília, te amo! Feliz Aniversário, Brasília!brasilia2014c

Anúncios