Tags

, , , , , , ,

seminario defesa aeroespacial 2014Compartilho a notícia sobre o seminário V Seminário de Estudos: Poder Aeroeapacial e Estudos Interdisciplinares de Segurança e Defesa, promovido pela minha querida Universidade da Força Aérea (UNIFA), e que ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, no Rio de Janeiro.

Recomendo particularmente a meus alunos de Relações Internacionais e Defesa.

Para acessar o site do evento, inscrições e maiores informações, clique aqui

Segue o texto de apresentação do evento.

“Em tempos remotos, as guerras reuniam grupos que se confrontavam na disputa por melhores espaços para produção agrícola, confisco de armas e expansão dos seus territórios. Terminados os conflitos, vencedores e vencidos conheciam os seus destinos e, com o decorrer dos séculos, trouxeram, a reboque, uma nova variável incorporada à necessidade estratégica de expansão, o poder. Esse novo pensamento modificou os objetivos políticos, impregnou as relações entre os Estados e inaugurou um novo olhar sobre os conflitos, desta feita sob os auspícios do entendimento Geopolítico e das Relações Internacionais.

A partir da década de 50, do século passado, um movimento nos Estados Unidos alçou o fenômeno guerra à condição de campo do conhecimento acadêmico, buscando assim compreender a complexa dinâmica que ronda o conflito bélico. Desse modo, se tornou necessário o concurso de várias áreas do conhecimento, para dar conta deste multiforme fenômeno.

Os Estados reúnem vários segmentos do conhecimento em seu processo administrativo. A Economia, o Meio-ambiente, as Fontes de Energia, o Pacto Federativo, as Leis, as Forças Armadas, enfim, um conjunto que se pretende harmônico, a fim de que se possa manter a sua Soberania no conserto das Nações.

Entretanto, os conflitos entre os Estados permanecem, embora as guerras tradicionais, envolvendo grandes contingentes e armamentos de toda a ordem, deram lugar às soluções negociadas, envolvendo questões geopolíticas e de relações entre os Estados.

O V Seminário de Estudos: Poder Aeroeapacial e Estudos Interdisciplinares de Segurança e Defesa que será realizado pela Universidade da Força Aérea, nos dias 26 e 27 de março de 2014, pretende discutir essa heterogeneidade de conhecimentos, aplicada ao processo de gestão do Poder Aeroespacial, em prol da Defesa e da Segurança Nacional.

O temário está dividido em nove mesas de exposições, três conferências e três mesas redondas, com o propósito de ampliar a discussão e fomentar a aquisição de conhecimentos por parte daqueles que, em algum momento, poderão atender à convocação para participar de um processo de assessoramento em alto nível.”

Anúncios