Feliz Ano Novo!!!

ano novo1Sempre me fascinou a celebração do “Ano Novo”. Não que eu já tenha alguma vez na vida feito isso fora de casa. Prefiro “virar o ano” quieto, absorto meus pensamentos e orações, e bem longe de praias apinhadas de gente, festas maravilhosas com muito champanhe e fogos que deslumbram. De forma alguma condeno os outros bilhões de seres humanos que se reúnem para animadamente comemorar o ano que se inicia, muito pelo contrário! É graças a esses bilhões de pessoas que se produz a magia do Ano Novo!

Se fôssemos racionalizar, uma virada de ano não significa absolutamente nada de maneira concreta. O sol continua nascendo em seu ciclo natural, o dia permanece com 24 horas, os minutos se sucedem como sempre, a vida segue passando… 1º de janeiro não tem nenhuma diferença de 31 de dezembro ou de 12 de outubro. Afinal, essa “passagem de ano”, assim como o tempo, de fato, são meras convenções humanas.

linda-rosa-vermelha_thumb[1]A planta que cresce, o peixe que nada e borboleta voando não estão nem aí para o Ano Novo. Muitos pensadores já trataram dessa inexistência do tempo ou de suas particularidades, e eu, sinceramente, não tenho suficiente maestria e tampouco ousadia para tentar acrescentar algo a essas reflexões. A única coisa que registro é que, na verdade, só o presente existe. O homem, porém, usando de sua fascinante imaginação, concebeu um passado para se lembrar e aprender, e um futuro para vislumbrar seu destino sobre a face da terra! É exatamente a concepção tão humana do tempo que faz com que nos diferenciemos de animais e plantas e possamos moldar um mundo ao nosso redor! A consciência do tempo foi um grande presente dos deuses!

Mas, que faz do Ano Novo esse momento tão marcante na vida das pessoas? Depois de muito refletir a respeito, alguma resposta já começa a se formar… A magia do Ano Novo surge nos corações e mentes das pessoas. Afinal, o mundo inteiro (inclusive aqueles que adotam outros calendários diferentes do nosso) acredita que um ciclo se encerra no dia 31 de dezembro, e que com o 1º de janeiro uma nova fase da vida começa. Simples (e fascinantes!) convenções humanas!!! E o inconsciente coletivo gera uma energia superior a qualquer arma já criada! É uma energia que se pudesse ser canalizada, mudaria o mundo!

reveillon-copacabana-2011-2Sempre me fascinou a celebração do “Ano Novo”. Bilhões a confraternizar-se, estranhos se dando as mãos, gente se abraçando… Pensamentos de paz, harmonia, prosperidade, saúde… Uma alegria contagiante nos mais distantes pontos do planeta! E, acima de tudo, um sentimento de esperança e desejo por algo melhor que se propaga pelos quatro cantos! Tudo isso na virada do ano!

A virada do ano também é importante para se fazer uma retrospectiva do ciclo que termina! As pessoas costumam avaliar o que fizeram, o que foi feito com elas, coisas boas e outras nem tanto… Até o mais facínora dos criminosos se pega refletindo sobre o que fez no ano que acaba… Pode até de nada se arrepender, mas pensou a respeito. Isso é magico, não?

Naturalmente, além do balanço do ano que passou, muita gente faz seus planos e promessas para o ciclo que se inicia! Do regime que vai começar no dia 02/01 à decisão de mudar completamente de vida, todo mundo faz promessas para o novo ano! Isso é bom, ainda que nem todas as metas sejam alcançadas! E o melhor é que, se o prometido não for cumprido, você terá um novo ciclo, 365 dias depois, para tentar cumpri-lo!

fraternidadeSempre me fascinou a celebração do “Ano Novo”. E nesse momento singular, quando o mundo todo comemora o novo ciclo, é importante que se aproveite o turbilhão de energia positiva gerada e circulando pelo planeta para se buscar a única maneira de se alcançar tudo aquilo que tanto se almeja no Ano Novo: a transformação de si próprio! Qualquer grande mudança no ser humano começará indubitavelmente por uma mudança interior! E a partir da mudança interna, o homem poderá mudar o meio em que se encontra.

Também é conveniente aproveitar para se pensar naqueles que nos cercam, os próximos e os não tão próximos. Afinal, enquanto bilhões comemoram, outros tantos ainda subsistem no sofrimento, sofrimento esse causado por infortúnios dos mais diversos: materiais, espirituais, psicológicos, financeiros, afetivos… E a verdade é que, enquanto houver um ser humano sofrendo, a humanidade inteira permanecerá doente.

Se você se pergunta o que tem a ver com o sofrimento do outro, respondo logo que pode não ter nada com a causa. Mas saiba que, de alguma maneira, tem todas as condições de buscar contribuir ao menos para amenizar a dor. São tantas as formas de ajudar o próximo! Um simples “bom dia!”, um sorriso ou um ombro amigo podem operar milagres! Você pode também se envolver em algum trabalho social, ou mesmo encontrar a sua própria maneira de ajudar. Coloque como meta ajudar uma pessoa, apenas uma pessoa, em 2014. E, se ao final do ano, essa meta tiver sido alcançada, você terá trazido, tenha certeza, um grande benefício para a humanidade!

solidariedadeSempre me fascinou a celebração do “Ano Novo”. E, nesse momento tão peculiar, aqui do recesso do meu lar, gostaria de desejar a todos os meus 8 (oito) leitores um 2014 pleno de paz, saúde, alegria, prosperidade, realizações! Que seus desejos sejam atendidos e seus sonhos sejam alcançados!

E agradecendo a todos que acompanham nossas reflexões, deixo como mensagem de Ano Novo de Frumentarius, as palavras de um dos maiores homens que já passaram por esta terra, e que os católicos consideram santo, mas cujos ensinamentos e o exemplo de vida estão acima de qualquer religião, de qualquer fé! Refiro-me a São Francisco de Assis, autor de uma oração que se tornou mantra para todos os homens e mulheres de boa vontade, e que transcrevo para meus leitores e amigos:

Senhor,

Fazei de mim o instrumento de Vossa paz
Onde houver ódio
Que eu leve o amor
Onde houver ofensa
Que eu leve o perdão
Onde houver discórdia
Que eu leve a união
Onde houver dúvida
Que eu leve a fé
Onde houver erro
Que eu leve a verdade
Onde houver desespero
Que eu leve a esperança
Onde houver tristeza
Que eu leve alegria
Onde houver trevas
Que eu leve a luz!

Mestre,
Fazei com que eu procure mais
Consolar, que ser consolado
Compreender, que ser compreendido
Amar, que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para vida eterna.

Feliz 2014! Luz! Vida! Amor!
Paz Profunda!

paz

2 respostas em “Feliz Ano Novo!!!

  1. Profundas palavras… que a plenitude dos sentimentos de paz seja canalizada aos corações endurecidos e que o bem comum prevaleça em detrimento de todo e qualquer passado que não deu certo. Que este ano brote empatia nos corações do nosso povo e nossos representantes. E o sol brilhe intensamente para todos, ainda que os obstáculos sejam grandes, mas haja bênção e paz… como dissera São Francisco: “pregai sempre o Evangelho. Se necessário, use palavras!”
    FELIZ 2014 instrutor! É

  2. Profundas palavras… que a plenitude dos sentimentos de paz seja canalizada aos corações endurecidos e que o bem comum prevaleça em detrimento de todo e qualquer passado que não deu certo. Que este ano brote empatia nos corações do nosso povo e nossos representantes. E o sol brilhe intensamente para todos, ainda que os obstáculos sejam grandes, mas haja bênção e paz… como dissera São Francisco: “pregai sempre o Evangelho. Se necessário, use palavras!”
    FELIZ 2014 instrutor! É a primeira vez de muitas que assessarei o blog!

Os comentários estão desativados.