Tags

, , , , , , , , , ,

A matéria só contribui para minha convicção que o que houve, de fato, foi uma belíssima operação de recrutamento feita pelos russos (dentro da rica tradição dos serviços daquele país). Nesse sentido, ninguém me convence de que o senhor Snowden resolveu vazar toda essa quantidade de informações movido por razões nobres. Foi recrutado, cooptado para trabalhar para os russos. E não há nada de absurdo nisso. Faz parte do Jogo, assim como o fazem também as ações da inteligência estadunidense. É como operam grandes potências…

Em tempo: se me perguntarem o que penso de Snowden, digo que o considero um traidor de seu país e acho que ele deveria responder por isso. O problema é que agora ele está sob a proteção de Moscou… Faz parte do Jogo, do Grande Jogo. E é assim que funciona, desde sempre…

Edward Snowden já tem trabalho na Rússia

Edward Snowden já tem trabalho na Rússia

 Foto: Vesti.Ru
 

O ex-agente do NSA, Edward Snowden, que tem asilo temporário na Rússia, começa a trabalhar a 1 de novembro num dos maiores web sites do país.

O nome da empresa e o cargo que irá ocupar são mantidos em segredo por razões óbvias. Também não se sabe se Snowden irá trabalhar num escritório ou via Internet à distância. Segundo o advogado Anatoli Kucherena, que representa interesse de Snowden na Rússia, tal secretismo se deve a motivos de segurança. No entanto, o antigo colaborador do NSA não deve ter muitos problemas, inclusive linguístico:“Ele está estudando o idioma russo. Quanto ao trabalho, fará parte de uma equipe de engenheiros informáticos russos, responsáveis pela manutenção do web site. Trata-se especialistas na área do software, programas de apoio, aplicações, etc.”

Muitos peritos diziam que Snowden, de 30 anos, não teria muita dificuldade em encontrar o emprego na Rússia. Os bons especialistas na esfera de tecnologias de informação que dominam o inglês gozam de elevada procura. Esta tese foi confirmada pelo fundador da rede social VKontakte, Pavel Durov, que já em agosto convidara Snowden a trabalhar nessa área após ter recebido asilo temporário da Rússia.Para além de redes sociais, Snowden poderá ser interessante para companhias especializadas em elaboração de programas antivírus, sistemas de busca e correio eletrônico.A principal questão que se coloca é de saber até que ponto será competente o antigo colaborador dos serviços de espionagem norte-americanos. Para já, é prematuro fazer conclusões a esse respeito, disse Alexander Vlasov, diretor executivo da empresa Grotek:“Claro que ele divulgou informações sobre um largo espectro de problemas. Mas ninguém será capaz de avaliá-lo até que ele proceda ao trabalho. Por outro lado, o fato de ele ter trabalhado na NSA significa que pode ter bons conhecimentos e dominar técnicas de segurança informativa. Por isso, terá procura em qualquer agência”.

Edward Snowden se tornou conhecido depois de divulgar informações sobre a espionagem digital global levada a cabo pelos serviços secretos dos EUA, e as escutas telefônicas secretas em vários países. Nos fins de junho, ao chegar a Moscou, passou mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto internacional Sheremetyevo. Em 1 de agosto recebeu asilo temporário na Rússia por um prazo de um ano.Os órgãos de segurança dos EUA insistem em que Snowden seja extraditado por ser acusado de espionagem e divulgação de informações secretas, podendo ser condenado à pena de 10 anos de prisão.

http://portuguese.ruvr.ru/2013_11_01/Edward-Snowden-ja-tem-trabalho-na-Russia-2080/

Anúncios