Ainda sobre “o mais longo dos dias”

Para aqueles que se interessam por História Militar em geral, ou II Guerra Mundial em particular, há muitos sítios que recomendo sobre o “Dia D”, começando pelo National D-Day Memorial, dos EUA, e por outro na mesma linha, do Reino Unido (clique aqui).

Recomendo também, incialmente, o site da Enciclopédia Britânica sobre o evento (para acessá-lo, clique aqui).  Há, ainda, outro com imagens do Dia D (clique aqui).

A filmografia é rica. Minha sugestão (mesmo porque acho que os verei esta noite e amanhã no feriado) é O Resgate do Soldado Ryan e O Mais Longo dos Dias, ambos já clássicos. Livro interessante é o de Stephan Ambrose, O Dia D, e um novo de Antony Beevor, Dia D, a Batalha pela Normandia (se bem que de Beevor prefiro Stalingrado – só não leia a versão em português, pois a tradução é péssima e cheia de erros – e Berlim, 1945: a Queda – a tradução deste está boa!).

Ficam as dicas… É sempre bom lembrar que há sete décadas vivíamos uma guerra total e que definiu os destinos da humanidade…

Em tempo: essa deve ser a foto mais clássica do Dia D, de Robert Capa. Sobre o grande fotógrafo, veja a matéria da Time: http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,267730,00.html.

Uma resposta em “Ainda sobre “o mais longo dos dias”

  1. O filme Ike também é uma boa pedida. Conta o Dia D apartir da visão do comando na Inglaterra. Mostra bem as dificuldades entre Einsenhower, Montgomery, De Gaule e Patton. Band of Brothers é clássica e baseada no livro Soldados Cidadãos do Ambrose.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s