Novos mundos: o último que sair apague a luz!

Pois é, a Ciência avança e novos mundos são encontrados! E o melhor, parecidos com a Terra (se derem sorte, sem gente como nós para estragar tudo!). Seriam esses possíveis destinos para quando conseguirmos colapsar nosso planeta? Porque, isso é fato, a humanidade tem-se esforçado para destruir este lugar tão maravilhoso em que vivemos! E, como acredito na determinação humana, estou seguro que conseguiremos destruir a Terra (e isso mais cedo do que e pensa!)!

Caso decidamos preservar nosso planeta natal, essas descobertas ainda têm utilidade: seriam lugares interessantes para onde mandar pessoas os chatos [nesse , podemos elencar todas as formas de chatos: os intolerantes de direita e de esquerda, os fundamentalistas, homofóbicos, heterofóbicos – sim existem, e neste mundo de hoje a gente diz que é heterossexual e tem que pedir desculpa -, fóbicos em geral, ecochatos (esses são muitos), o pessoal do BBB, a Ana Maria Braga e, claro, os politicamente corretos!]!

Descobertos mundos do tamanho da Terra em órbita da estrela Kepler-20

AFPAFP – ter, 20 de dez de 2011

Astrônomos anunciaram nesta terça-feira ter encontrado dois mundos do tamanho da Terra em órbita de uma estrela similar ao nosso Sol, em outro grande avanço na busca pelos chamados exoplanetas.

Um dos planetas é apenas 3% maior do que a Terra e o outro, 13% menor, de proporção um pouco inferior à de Vênus, informaram em artigo publicado na edição online da revista científica britânica Nature.

Pressupõe-se que os planetas tenham uma composição rochosa similar à da Terra, mas eles orbitam tão perto de sua estrela, a Kepler-20, que a temperatura provavelmente seria alta demais para possibilitar a vida. 

Kepler 20e, o menor planeta extrassolar já encontrado (Foto: Nasa)

O planeta maior, Kepler-20f, completa um ano em 19,5 dias e deve ter uma atmosfera espessa de vapor d’água, enquanto o menor, Kepler-20e, dá uma volta completa na estrela em apenas 6,1 dias. A descoberta dos dois foi uma façanha técnica.

Eles são os menores exoplanetas encontrados desde que o primeiro mundo além do nosso Sistema Solar foi detectado oficialmente, em 1995. Sua distância também é enorme: a Kepler-20 fica a 3.900 anos-luz da Terra.

Até agora, 708 planetas foram detectados em 534 sistemas solares, segundo um cálculo compilado pela Enciclopédia de Planetas Extra-solares (http://exoplanet.eu/catalog.php).

Quase todos são gigantes gasosos ou estão situados perto ou longe demais de sua estrela para permitir que haja água – substância que permite a existência de vida – em estado líquido. 

Kepler 20f tem aproximadamente o tamanho da Terra (Foto: Nasa)

Apenas três foram confirmados como rochosos e orbitam a “zona Goldlocks”, onde a temperatura é agradável. Dois deles, Gliese 581d e HD 85512b, orbitam estrelas mais frias e menores que o Sol. O terceiro é o Kepler-22b, anunciado em 5 de dezembro, que 2,4 vezes o tamanho da Terra e orbita uma estrela similar ao Sol a cada 290 dias.

As duas novas descobertas foram encontradas por uma equipe chefiada por François Fressin, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, usando o telescópio espacial orbital Kepler, da Nasa.

Lançada em março de 2009, a missão Kepler, avaliada em US$ 600 milhões, monitora mais de 150 mil estrelas a partir de minúsculas variações de luz.

Este pode ser o sinal de um planeta que está passando em frente a uma estrela e, quando o faz, provoca oscilações na luz que chega ao telescópio.

Até agora, o Kepler conseguiu identificar 2.326 “candidatos a planetas”, descobertas que podem se revelar exoplanetas se forem confirmados em futuras observações.

Os astrônomos da Nasa atribuem o nome Kepler e um número à estrela onde o telescópio detectou exoplanetas. Estes são, então, identificados em letras de caixa baixa, na ordem da descoberta. Por exemplo, o Kepler-12b foi o segundo exoplaneta encontrado na órbita da estrela Kepler-12.

2 respostas em “Novos mundos: o último que sair apague a luz!

  1. Caro amigo, adorei teus comentários introdutórios ao tema! Quantos poderíamos mandar para o espaço, não é mesmo E, mais uma vez, uma excelente postagem.

  2. QUE MUNDÃO DE DEUS!!! Acho que não vai dar tempo de mandar um se quer para lá!!!????!!!!

Os comentários estão desativados.