Tags

, ,

Neste festivo 8 de dezembro (Imaculada Conceição, dia da Justiça, dia da família e, naturalmente, meu aniversário! – ué, qual o problema de celebrar meu aniversário na postagem de hoje?), registro, preliminarmente, minha alegria e gratidão pelas mensagens, telefonemas e abraços que recebi dos amigos e amigas desde muito cedo! Obrigado, obrigado, obrigado!

Vamos à primeira notícia do dia (publicada, de fato, em 06/12): a ordem do líder chinês para que sua armada esteja preparada para a guerra no Pacífico. Reproduzo a indagação do amigo (capitão-de-mar-e-guerra da Marinha do Brasil) que me enviou a matéria: seria coincidência a manifestação de Hu Jintao na véspera do aniversário do ataque a Pearl Harbor? Fica a reflexão, pois não vou comentar muita coisa hoje!

Folha.com – 06/12/2011 – 10h56
 

Hu Jintao ordena à Marinha que se prepare para combater

DA FRANCE PRESSE, EM PEQUIM

O presidente da China, Hu Jintao, determinou nesta terça-feira à Marinha de seu país que se prepare para combater e continuar modernizando a força, com o objetivo de garantir a segurança nacional, informou a agência oficial Xinhia.

Jintao pediu à Marinha que acelere a modernização e desenvolva preparativos intensos para o combate militar, com o objetivo de “salvaguardar a segurança nacional e a paz mundial”, destacou a agência oficial, no momento em que as ambições marítimas da China inquietam os vizinhos e os Estados Unidos.

O presidente chinês se expressou diante de responsáveis da Comissão Militar Central, que preside, e na presença de seu provável sucessor no comando do país, o vice-presidente Xi Jinping.

As Forças Armadas da China haviam anunciado que deveriam desenvolver no final de novembro manobras navais no “oeste do oceano Pacífico”. O anúncio ocorreu pouco depois da visita à região do presidente norte-americano, Barack Obama, durante a qual anunciou que os EUA irão reforçar sua presença militar na Austrália.


http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1017227-hu-jintao-ordena-a-marinha-que-se-prepare-para-combater.shtml

 

 

Anúncios