Continua amanhã (segunda-feira, 03/10) o ciclo de debates promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. O tema desta e das próximas semanas é defesa nacional.

Nesta segunda, especificamente, o assunto é “O papel das Forças Armadas: missão constitucional e atividades operacionais; função social: serviço militar obrigatório ou voluntário”. Os expositores serão o General Rocha Paiva (uma mente brilhante da reserva do Exército Brasileiro), o professor João Quartim Morais, da Unicamp, e este que escreve (sim, eu).

A audiência pública ocorrerá amanhã, a partir das 18h, no plenário da CRE. Deve ser transmitida pela TV Senado. Fica o convite!

Edição de segunda-feira 03 de outubro de 2011

Comissão discute serviço militar obrigatório

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) prossegue hoje o ciclo de debates sobre os rumos da política externa brasileira com audiência pública sobre o tema “O papel das Forças Armadas: missão constitucional e atividades operacionais; função social: serviço militar obrigatório ou voluntário”.

Foram convidados o general Luiz Eduardo Rocha Paiva, membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil; o consultor do Senado Joanisval Brito Gonçalves; e o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) João Quartim de Moraes.

Segundo o presidente da CRE, Fernando Collor (PTB-AL), um dos principais objetivos é “aprofundar o exame de grandes temas no âmbito da política externa do Brasil e da sua defesa nacional”.

Anúncios