A notícia é de quarta-feira, mas resolvi postá-la aqui porque ela ilustra o que vem acontecendo nos últimos dias nos principais aeroportos do País. Diariamente vou ao trabalho ouvindo a Bandnews e acompanho a cobertura da situação dos aeroportos. Surpreendente!

Na verdade, mais que surpreendente, é preocupante e inaceitável que o mau tempo seja o responsável pela paralização das atividades em aeroportos como Guarulhos e Santos Dumont (dois dos principais do Brasil!).

Ora, em países como os do Hemisfério Norte, com grandes nevascas e furacões, é plausível que aeroportos fechem por mau tempo! Mas aqui!?! Nevoeiro? Nosso sistema aeroviário precisa de urgentes reformas!

Um amigo diplomata comentou que viu a entrevista com a responsável pelo aeroporto de Helsinque em que ela comentava que a única vez que aquele aeroporto fechara havia sido por causa do vulcão da Islândia (aquele de nome impronunciável!) e que só fechara porque as autoridades européias haviam pressionado a Finlândia para isso!

O caos aéreo cresce no Brasil. Já estou repetitivo nisso, mas imaginem como será nos grandes eventos que sediaremos (sediaremos?)! Guarulhos fechado por mau tempo na Copa do Mundo! Mau tempo! Pelamordedeus! Pra frente, Brasil!

Quarta-feira, 01 de junho de 2011 – 09h06 – http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000436896 

Aeroportos continuam parcialmente fechados devido ao mau tempo

Neblina prejudica a visibilidade no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos Foto: Carlos Pupo/AE

Foto: Carlos Pupo/AE

Da Redação

O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, continua fechado para pousos desde às 4h20, por causa da forte neblina. Segundo a Infraero, 33 voos já foram transferidos para os aeroportos de Viracopos, em Campinas, para o Galeão, no Rio de Janeiro e para o aeroporto Tancredo Neves, em Minas Gerais devido a uma forte neblina.Já as decolagens estão funcionando normalmente, com auxílio de instrumentos. Em Congonhas, na zona sul de São Paulo, o Aeroporto ficou fechado por 35 minutos para pousos, também por causa do nevoeiro. Nenhum voo pousou entre 6h55 e 7h30 desta manhã. Eles não foram transferidos para outros aeroportos, houve somente atrasos. No momento, a aeroporto funciona normalmente com ajuda de instrumentos.

O aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital também segue fechado para pousos e decolagens desde a abertura, também por causa do mau tempo.

No Paraná, o aeroporto internacional Afonso Penna, também está fechado para pousos desde as 4h30 de hoje, por causa da neblina. Já são cinco voos atrasados e, por enquanto, nenhum cancelado. Segundo a Infraero, os voos em São Paulo não são alterados por causa deste fechamento.

Anúncios