A única certeza é que o Peru ficará pior… E a América do Sul idem.
Ponto para Hugo Chávez e seus aliados. Chilenos e colombianos devem ficar apreensivos… E nós por aqui… bem, sempre convém lembrar que qualquer retrocesso na política sul-americana é prejudicial ao Brasil. E a instabilidade na região não é interessante para ninguém… Humala pode contribuir para tornar a América do Sul mais instável.
Humala vence 1º turno no Peru, Fujimori fica em 2º -boca-de-urna
LIMA (Reuters) – Ollanta Humala, candidato nacionalista de esquerda, venceu o primeiro turno das eleições presidenciais no Peru no domingo e a parlamentar de direita Keiko Fujimori ficou em segundo lugar com pequena vantagem sobre o terceiro colocado, mostraram três pesquisas de boca-de-urna após o fim do pleito.
A sondagem Datum deu a Humala 33,8 por cento dos votos, seguido de Fujimori com 21,3 por cento. O ex-primeiro-ministro Pedro Pablo Kuczynski teve 19,5 por cento e o ex-presidente Alejandro Toledo, 15,2 por cento.
Pesquisa do instituto Ipsos mostrou Humala com 31,6 por cento, Fujimori com 21,4 por cento, Kuczynski com 19,2 por cento e Toledo, 16,1 por cento.
Sondagem CPI deu Humala com 33 por cento, Fujimori com 22 por cento e Kuczynski em terceiro com 19 por cento.
Se nenhum candidato obtiver 50 por cento dos votos, os dois líderes disputarão o segundo turno em 5 de junho.
(Reportagem de Patricia Velez e Teresa Cespedes)
