Natal, Natal…

Tenho publicado pouco aqui. As novas configurações do WordPress para edição ficaram péssimas para mim. Entretanto, como é véspera de Natal, escrevo para desejar a todos, em especial aos meus 16 (dezesseis) leitores, um Natal pleno de paz, harmonia e felicidade! E que 2021 seja um ano de prosperidade, muita saúde e grandes realizações!

Aproveito para lembrar que, há 106 anos, os conflitos nas trincheiras da frente oriental na I Guerra Mundial foram suspensos, de maneira inacreditável e imprevisível, quando os soldados, dos dois lados da terra de ninguém, resolveram simplesmente parar de lutar e saíram para celebrar o Natal e se confraternizar naquela data tão importante para a Cristandade. Nenhum tiro foi disparado. Ninguém morreu naqueles dias por uma ação do inimigo. Homens de exércitos distintos e adversários cantaram músicas de Natal, compartilharam a ração, mostraram fotos de seus familares uns aos outros e até jogaram futebol onde, até algum tempo antes, caíam bombas do inimigo! Vale muito conhecer sobre a trégua de Natal de 1914!

Quase trinta anos depois, no frio das ravinas de Stalingrado, sob fogo dos ataques soviéticos, um oficial alemão, com um pedaço de carvão produziu um belo e marcante quadro no verso de um velho mapa capturado do inimigo: a “Madonna de Stalingrado”. Esse quadro marcou muito os mais de 1 milhão de alemães que estavam naquelas terríveis condições, cercados pelo inimigo, longe de casa e de suas famílias, e esperando o pior…

Não conheço outra efémeride que consiga despertar tantos sentimentos tão positivos em um significativo número de pessoas e em situações das mais inusitadas! O aniversário de Nosso Senhor Jesus Cristo é a data máxima da Cristandade, a data do nascimento do Grande Reparador! Talvez seja difícil aos que não são cristãos entender isso, mas eis a magia da Religião do Amor! Calam-se as armas, cessa a luta, para que seja celebrado o nascimento do Cristo!

Boas Festas!

Em tempo: a live da semana que faço pelo meu perfil do Instagram (@joanisvalgoncalves) foi sobre guerra no inverno. Ali trato um pouco do Natal de 1914 e da Madonna de Stalingrado. Está disponível, assim como todas as outras lives, em nosso canal no YouTube (joanisvalbsb): www.youtube.com/joanisvalbsb. Vá lá, confira, curta, inscreva-se no canal e agradeço imensamente se puder divulgar compartilhando os vídeos!

Uma resposta em “Natal, Natal…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s