Os dez homens mais ricos da história

Dia desses encontrei, no site Aventuras na História, matéria sobre os dez homens mais ricos de todos os tempos. Sinceramente, não sei como chegaram a essas conclusões, mas vale a pena ao menos conhecer um pouco sobre essas pessoas.

Interessante observar que quatro na lista são homens de negócios: Henry Ford, Cornelius Vanderbilt, Andrew Carnegie e David Rockefeller, os quais fizeram fortuna com o processo de industrialização dos EUA, entre meados do século XIX e o início do século XX. São verdadeiros selfmade-men (se estivesse em alemão escreveria tudo junto, mas acho que é assim…), cuja trajetória de vida se confunde com a própria ascensão do país ao patamar de primeira potência global. Há, ainda, soberanos, com destaque para Osman Ali Khan, Rajá da Índia (tido como o homem mais rico do mundo em 1937), e Guilherme, o Conquistador (ainda tentando entender como chegaram à cifra de US$ 230 bilhões de fortuna do monarca normando).

Naturalmente, Nicolau II está na lista. O Czar de todas as ruas era também o senhor milhões (isso, milhões) de quilômetros quadrados de terras em seu vasto Império. A riqueza do Estado se confundia, naturalmente, com a do monarca.

Inusitado também foi o aparecimento de Jakob Fugger, um sacerdote renascentista da cidade-Estado de Veneza, que soube negociar com a Santa Sé e auferir bons lucros… Há, ainda, o ditador Muamar Kadafi, senhor da Líbia, amigo íntimo de um certo Luís Inácio (que está preso!), e que se aproveitou de controlar um país sobre vastas reservas de petróleo – até que acabaria derrubado, e morto por empalamento, deixando a Líbia no caos que ainda se encontra.

nicolauandja_widelg

De todos os casos listados na matéria (já falei que ainda não entendi como chegaram a essas cifras?), o homem apresentado como o mais rico da história é Mansa Musa, Rei do Mali, e que teria cumulado US$ 400 bilhões em valores atuais (botando Bill Gates, Warren Buffet, Carlos Slim e Cia. no chinelo – chinelo dourado, claro).

Realmente, como chegaram a essa lista não sei. Acho que faltam alguns ditadores modernos (como Fidel Castro) e os monarcas absolutistas dos países produtores de petróleo. De toda maneira, vale a brincadeira!…

mansa

Para acessar a matéria, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s