Meu antigo blog – http://joanisval.zip.net

Fui buscar meu antigo blog… A última vez que mexi (buli) nele foi em 2008… Vamos ver se teremos mais ânimo/tempo/iniciativa para este! O endereço é http://joanisval.zip.net e, tecnicamente, ainda está ativo!

E por falar nisso, naquela época vi uma notícia de que 2009 seria o ano do Gorila e fiz o comentário que segue (em tempo, sobraram gorilas na África?)

15/10/2008 08:51 – publicado por joanisval  [ Alterar ]   [ Excluir ]  

Ano do Gorila

  Não sou ecologista – de fato, não sigo essa linha de andar abraçando árvore e cantando ao redor da fogueira, apesar de não ter nada contrra quem o faça (tenho mesmo alguns amigos “alternativos” assim, assim). Entretanto, apoio a preservação das espéciais animais – para plantinha não ligo muito não – particularmente dos mamíferos e, sobretudo, primatas superiores.

  É decepcionante o que fizemos com a fauna e a flora nesses últimos 10.000 anos. Creio que não temos o menor direito de levar outras espécies à extinção – é uma questão moral, eu sei, mas, se não posso criar vida, qual o direito que tenho de tirá-la?

Nosso apoio ao Ano do Gorila. Gosto desses primatas. Afinal, neles podemos encontrar mais humanidade que em muitos homens e mulheres que se dizem “humanos”.  

(Em tempo: não sou vegetariano. Como carne. Também me preocupo com o desaparecimento do atum – daí que minha sugestão é comermos atum antes que acabe, ehehehe!)

ONU declara que 2009 será o Ano do Gorila

Da Redação
ReutersGorilas correm risco de extinção na natureza (foto de 25/02/2003)
A Convenção de Espécies Migratórias (CMS, sigla em inglês), entidade de preservação animal ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e sediada na Alemanha, informou nesta terça-feira (14) que 2009 será o Ano do Gorila, bicho seriamente ameaçado de extinção.

O motivo, segundo a CMS, que opera com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), é o sério risco da espécie: três das quatro subespécies de gorilas estão ameaçadas de extinção e fazem parte da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), classificadas como “criticamente em perigo”.

Os animais estão especialmente ameaçados por destruição do habitát, doenças, efeitos de conflitos armados na África e doenças como Ebola. Entre as propostas para tentar salvar os gorilas estão o treinamento e financiamento de guardas florestais, apoio à pesquisa científica e novas formas de geração de renda com o ecoturismo. Também fazem parte do programa de proteção a Unesco (entidade da ONU voltada à educação, ciência e cultura) e a Associação Mundial de Zoos e Aquários (Waza, sigla em inglês).

O site oficial do Ano do Gorila já está no ar, em inglês, mas há nele a informação de que deverá sofrer modificações nos próximos meses. Por ora, o site disponibiliza as descrições dos órgãos que participam do projeto e um texto sobre os gorilas e suas semelhanças com o homem, tal como capacidade de expressar alegria e angústia, além de habilidades em usar ferramentas básicas.

Com informações da Rádio ONU e do site oficial da Convenção de Espécies Migratórias

  

Extraído de: http://bichos.uol.com.br/ultnot/ult295u2803.jhtm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s